terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A OFERTA DE ABRAÃO

-------- No livro de Gênesis, cap. 22.2. Lemos que Deus chama a Abraão, e lhe diz o seguinte: " Toma agora o teu filho, o teu único filho Isaque, a quem amas, e vai-te a terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi".
-------- Ao predispor em oferecer a Deus o seu único filho, Isaque, Abraão estava oferecendo a Deus uma oferta de valor incalculável; o seu próprio filho. Foi uma tremenda prova, pois Isaque era o filho da promessa. Deus havia prometido que a semente de Abraão seria multiplicada e Deus faria dele pai de muitas nações. Abraão sabia que as promessas de Deus não falham, e não falharia ainda que seu filho fosse sacrificado, Deus proveria um meio para restituí-lo.
------- Quando Abraão chegou ao lugar em que Deus havia lhe indicado, disse aos seus servos: "Fiquem aqui com o jumento, enquanto eu e o moço, (Isaque), Vamos ali adorar ao Senhor, e depois de adorarmos voltaremos para vós". Repare que está no plural (voltaremos). Ele tinha certeza no que Deus poderia fazer.
-------- Ao subir ao monte, Isaque disse: "Pai: eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" Ao que Abraão lhe respondeu: "Deus proverá meu filho, o cordeiro para o holocausto". Ele levou Isaque como uma oferta voluntária a Deus, através da sua fé.

  • -------- Abraão construiu um altar, amarrou Isaque e o colocou sobre o altar. Tomou o cutelo (uma espécie de faca) para o matar. Mas quando ele levantou a sua mão para o matá-lo, o anjo do Senhor a segurou e o deteve. E olhando para traz, viu um cordeiro preso entre as ramagens, e ofereceu no lugar de seu filho. Deus honrou a fé de Abraão, e confirmou a sua benção pela sua obediência.

Um comentário:

  1. Maravilhosa mensagem! Que possamos ter a fé de Abraão e confiar que o Senhor dará o escape. Sua vontade é boa, perfeita e agradável!

    ResponderExcluir